sexta-feira, 23 de julho de 2010

Nas páginas da notícia



Um dos textos mais acessíveis aos alunos é o jornal, não só pela sua circulação diária, mas pelas informações, quer sejam notícias ou classificados de emprego que neles podem ser encontrados. Mas como se dá esta leitura? Que elementos auxiliam o aluno no contato com o jornal? O que mais chama sua atenção? Responder estas perguntas foi o propósito inicial deste projeto, aliado ao interesse de mostrar aos alunos outra maneira de acessar as notícias: a internet.
O projeto foi desenvolvido durante duas semanas com uma turma de 22 alunos do Seja II, na disciplina Língua Portuguesa  
Desenvolvimento
Num primeiro momento foi feita uma pesquisa informal com os alunos, levantando hábitos de leitura, freqüência, razões para ler este ou aquele texto. Estabelecido o jornal como texto comum a todos, perguntou-se as alunos quais as partes que o compunham, a importância das manchetes.
Daí partimos para a comparação entre dois jornais: o que chamava mais atenção, escrita do título, importância do uso de fontes diferentes, o valor do uso da imagem, etc.
Numa etapa seguinte, os alunos trabalharam com o próprio jornal, em grupos, analisando alguns componentes do hipertexto:

• Que notícia chama sua atenção?

• Por quê?

• A presença de imagens ajuda na compreensão da noticia?

Cada grupo então narrou para a turma a notícia que mais chamou sua atenção e fez um comentário sobre ela.

Na etapa seguinte, o trabalho aconteceu na sala de informática, aproveitando as opiniões dadas pelos alunos na aula anterior. A primeira tarefa consistiu unicamente em navegar pelas páginas dos Jornais A Tarde (WWW.atarde.com.br) e Correio da Bahia (www.correio.com.br )e responder à pergunta:Que possibilidades o texto das internet apresentava que o fazia diferente do texto escrito.Neste momento a palavra link foi introduzida.Como o objetivo era que os alunos navegassem livremente pelas páginas, alguns se perderam no processo de retorno à página original, sendo auxiliados no processo de retorno.
No último encontro, o foco da atividade foi direcionado para a participação nos fóruns. Agora, em duplas, eles deveriam escolher uma notícia, ler, discutir e escrever um comentário no jornal a respeito dela. Foi divertido ver o encantamento dos alunos quando seus comentários eram liberados para a leitura. Alguns nunca tinham tido acesso á edição do jornal via web, sequer interagido com o mesmo. O objetivo, mostrar aos alunos outras formas de acessar a noticia e interagir com ela, se cumpriu.

Nenhum comentário: