quarta-feira, 7 de julho de 2010

Identidade do professor e aprendizagem

Tanto na terceira idade quanto na infância, a aprendizagem é guiada pela busca da superação de desafios. É através deles que o aprendizado se efetiva e o conhecimento se constrói.No espaço da escola este prazer se perde, já que a atitude esperada do aluno é de passividade frente a um rol de conteúdos que deve ser transmitido.
Mais importante, contudo, que “passar” conteúdos, é desenvolver habilidades que promovam o aprendizado ao longo da vida. Estas habilidades se desenvolvem a partir do momento em que os conteúdos são articulados entre si e com a realidade do aluno, num processo de construção de conhecimento que transpõe os muros da escola, conferindo ao sujeito autonomia de ação e de pensamento.
Que competências, então, deve ter o profissional que conduz este processo?Além de dominar os saberes referentes à sua disciplina, tem que estar consciente da complexidade social em que está inserido e de como articular estes conhecimentos de maneira desafiadora para os alunos. Ciente do quadro, conhecedor do seu assunto e do seu papel de mediador/instigador este professor vai encontrar nas tecnologias da informação uma excelente aliada, já que elas possibilitam a ampliação do espaço de sala de aula.
As tecnologias disponíveis hoje nas escolas tanto podem se prestar á reprodução de velhas práticas, como estar o serviço de atividades que estimulem os alunos a argumentar, discutir, produzir. O que vai determinar o seu uso são as competências do educador, que precedem o domínio tecnológico e se situam no domínio técnico.

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