terça-feira, 13 de julho de 2010

Hipertexto

A noção de hipertexto precede a internet, já que faz menção a “fazer ligações entre informações”. Assim é hipertexto o jornal na banca que associa uma imagem à sua manchete, muitas vezes com legenda; são hipertexto também os textos das revistas de divulgação científica, com seus infográficos, na medida em que oferecem ao leitor caminhos diferentes, possibilidades diferentes de leitura do texto.



Esta mesma é a idéia de hipertexto, ou hipermídia se nos referimos à internet: oferecer a quem lê possibilidades, escolhas. A leitura aqui já não se faz linearmente, mas de acordo com as preferências do leitor, que tem controle dos caminhos a seguir.
O hipertexto permite ainda, no caso da internet, que leitor interfira no processo, complemente, contradiga o que leu, num exercício constante de autoria e interatividade.
Todo este exercício de escolha e interação, contudo, requer do leitor uma habilidade essencial: não se perder do propósito inicial de leitura/ pesquisa dentro das teias, ou links, do texto. Para que isto não ocorra, é necessário ter em mente todo o tempo todo qual o propósito inicial da leitura.se o que se busca é apenas diversão ou informação sem compromisso, não há restrições há fazer.Se, por outro lado, a proposta é pesquisar, buscar informações a respeito de algo, atenção dupla:com os caminhos a serem seguidos e com a exatidão das fontes consultadas.

Nenhum comentário: